Coordenador : Fernando de Araujo Penna
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397177.2206.195632.09102023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Educadoras e educadores em espaços formais e não formais, o que inclui professoras e professores da educação básica e do ensino superior, das redes públicas e privadas, mas também outros profissionais da educação que atuam em espaços institucionais e fora deles. Além disso, o projeto pode beneficiar estudantes de diferentes campos de conhecimento em formação e a sociedade em geral.
Local de atuação: Campus UFF Gragoatá, Niteroi. Faculdade de Educação
Objetivo
Objetivo geral: Intervir, investigar e combater o fenômeno da perseguição sistemática a educadores/as como uma das violências que impacta negativamente a educação e a sociedade brasileira. Objetivos específicos: Elaborar estratégias de acolhimento para as/os educadoras/es perseguidos, nas esferas jurídicas e psicológicas. Contribuir para a elaboração de políticas públicas de acolhimento de denúncias de casos de perseguição de professores. Realizar uma Campanha de Conscientização sobre o fenômeno da perseguição sistemática a educadores/as. Produzir uma base de dados sobre o fenômeno da perseguição sistemática a educadores/as. Elaborar conhecimento científico sobre o fenômeno da perseguição sistemática a educadores/as.
Resumo
Este projeto surge como uma forma de enfrentamento ao quadro recente de perseguição a educadores/as que se consolidou no Brasil nos últimos anos. Partimos da premissa de que há um processo de sofrimento e adoecimento de educadores/as no Brasil, causados por assédio moral e perseguição aos quais estes educadores/as vêm sendo submetidos. Estabelecemos como prisma de organização das ações aqui previstas, a hipótese da formação de uma coalizão conservadora, com diversos segmentos estabelecendo o campo educacional e educadores/as como alvo central de suas ações. Nesse contexto, as liberdades de ensinar e aprender vem sendo ameaçada no Brasil através do crescimento e o acirramento dos debates envolvendo movimentos de perseguição a educadores/as que têm se fortalecido através da internet com a disseminação de denúncias contra profissionais da educação. Tais grupos têm incentivado atos de perseguição e de intimidação contra esses profissionais, acusando-os de promover o que chamam genericamente de doutrinação político-ideológica. A partir deste cenário, defendemos que esses movimentos representam uma ameaça gravíssima à garantia do direito à educação no Brasil, pois prejudicam tanto a possibilidade de os/as estudantes terem acesso a conhecimentos importantes para o seu pleno desenvolvimento, quanto configuram uma perseguição sistemática de educadores/as.